Festival Cultural da China será neste final de semana

elidianeleesIMG_2451-scaled.jpg

E vai ocupar todo o Espaço Cultural

João Pessoa vai sediar de sexta-feira,23, até domingo,25, o Festival Cultural da China, que vai homenagear os 50 anos das relações bilaterais entre o Brasil e o país asiático. O evento é realizado a partir de uma parceria do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), da Agência de Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba, do Consulado da China em Recife e da Universidade de Dalian.
 
O festival vai acontecer de forma totalmente gratuita e vai ser realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego. A programação foi definida a partir de uma série de reuniões envolvendo as equipes técnicas das diferentes instituições organizadoras e foram priorizadas atividades que promovessem uma maior aproximação cultural entre os países.
 
“A China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil e, apesar da distância, os dois países têm muito em comum”, comentou Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba. “Aliás, o nosso estado em especial tem muitos negócios e muitas parcerias com o governo e com empresários chineses. Então para a gente é uma honra organizar e acolher um festival que ressalta os 50 anos dessa amizade”, completou.
 
A abertura vai acontecer na noite da sexta-feira,23, a partir das 19h, no Teatro Paulo Pontes. Além da solenidade oficial de celebração da amizade entre os dois países, a noite vai ser marcada por apresentações musicais e de dança.
 
Estão programadas apresentação da Companhia Raízes, de Campina Grande, danças populares nordestinas e chinesas;  duetos formados por brasileiros e chineses, Quinteto UFRN e  Sexteto Potiguar, ambos do Rio Grande do Norte, que vão se revezar entre músicas da cultura nordestina e da cultura chinesa, apresentação conjunta com 25 musicistas da Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e 20 musicistas da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. Na oportunidade, vão ser executadas quatro canções chinesas e uma brasileira.
 
No sábado,24, e domingo,25, o  Festival Cultural da China segue no Espaço Cultural ocupando diversos equipamentos do local com palestras, lançamentos de livros, oficinas, apresentações musicais, feirinhas, exibições de artes marciais, entre outros.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top