Declínio coloca milhares de crianças e adolescentes em risco
Para aumentar a cobertura vacinal de crianças e combater a desinformação sobre as vacinas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e parceiros técnicos que atuam em 18 estados brasileiros, vão lançar a campanha de incentivo à vacinação infantil “Vá sim, Vacine! Ame, proteja, vacine nossas crianças”. O lançamento e apresentação da campanha serão realizados nacionalmente e de forma virtual, nesta quinta-feira, 26, às 10h, pelo canal do Unicef Brasil,no Youtube.
Durante a apresentação será relatado o caso de sucesso da Paraíba, que foi o primeiro estado a alcançar a meta de cobertura de vacinação contra a poliomielite, em 2022, com 100% das crianças vacinadas. O exemplo paraibano torna-se ainda mais importante porque, desde 2015 que as coberturas vacinais em todo o país começaram a cair, conforme dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
Na Paraíba, assim como nos outros estados, em 2021, as metas de vacinação de diversos imunobiológicos não foram alcançadas: Poliomielite (66,29%), BCG (60,65%), Pentavalente (67,1%), Rotavírus (66,71%), Pneumocócica (70,06%), Meningocócia (66,28%), Tríplice Viral (67,58%), Hepatite A (58,8%).
A partir de 2015, conforme dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, as coberturas vacinais começaram a cair no Brasil, colocando o país em alerta para o perigo do retorno de doenças evitáveis. Na Paraíba, houve um declínio considerável em 2020 (72,58%) e abrupto em 2021 (66,29%), na cobertura de vacinação contra a poliomielite nas crianças menores de 1 ano. Em 2021, apenas 73 dos 223 municípios tiveram cobertura acima de 95%. Os dados do Ministério da Saúde também revelam que, em 2021, as metas de vacinação de diversos imunobiológicos em crianças paraibanas menores de um ano não foram alcançadas: BCG (60,65%), Pentavalente (67,1%), Rotavírus (66,71%), Pneumocócica (70,06%), Meningocócia (66,28%), Tríplice Viral (67,58%), Hepatite A (58,8%).
“Na primeira infância, as crianças recebem vacinas que protegem contra várias doenças. O declínio nas taxas de vacinação coloca milhões de crianças e adolescentes, no Brasil e em todo o mundo, em risco de doenças perigosas e evitáveis”, explica Francisca Maria Andrade, especialista em Saúde do UNICEF. “É preciso reverter este cenário, oferecendo serviços de qualidade e acessíveis, disseminando informações corretas e incentivando as famílias a vacinarem as crianças”, completa.
A partir do lançamento da campanha, diversos produtos de comunicação, como VTs e spots, além das artes para camisas, bonés, cartazes, folderes, cards para redes sociais estarão disponíveis para download na biblioteca do site do Selo UNICEF (selounicef.org.br) e poderão ser reproduzidos e impressos por prefeituras e outros órgãos interessados.
A campanha “Vá sim, Vacine!” busca contribuir para o aumento da cobertura vacinal sensibilizando tanto a população quanto as equipes de saúde, assistência social e educação dos 2.023 municípios brasileiros que participam do Selo UNICEF, onde vivem mais de 17 milhões de crianças e adolescentes.
Agenda:
Lançamento da campanha “Vá, sim! Vacine”
Data: 26/01/2023
Hora: 10h