Saiba mais sobre o grande paraibano José Siqueira

MaestroJoseS.jpg

Vida e obra serão destaques em debate nesta terça, 8

A obra de um dos maiores nomes na música na Paraíba será tema do “Painel Funesc”, encontro promovido no Youtube, sobre o maestro, professor, musicólogo e compositor paraibano José Siqueira, fundador das principais orquestras brasileiras e um dos mais importantes nomes da música erudita mundial.

Será nesta terça-feira, 8, numa realização da Fundação Espaço Cultural da Paraíba. O debate, que tem como tema “Vida e obra de José Siqueira: o legado do maestro paraibano que mostrou ao mundo a diversidade da música brasileira”, terá como ponto de partida a produção do documentário “Toada para José Siqueira”, dirigido pelos cineastas Rodrigo T. Marques e Eduardo Consonni. A transmissão ao vivo do “Painel Funesc” acontece a partir das 19h, através da TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Responsáveis pela direção, produção, roteiro e montagem do documentário longa-metragem, Rodrigo T. Marques – sobrinho-neto de José Siqueira – e Eduardo Consonni participam do debate, que tem ainda como convidados a pianista Josélia Vieira – também sobrinha-neta do compositor paraibano – e o maestro Luiz Carlos Durier, regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A mediação será do jornalista Jamarri Nogueira.

Convidados – .Eduardo Consonni é psicólogo, documentarista e educador, atuando como roteirista, diretor, captador de som, montador e realizador. Nos últimos 10 anos atua como artista nas fronteiras entre arte, política e educação. Rodrigo T. Marques é documentarista e educador e atua como roteirista, diretor, fotógrafo, montador e realizador. Josélia Ramalho Vieira é doutora em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, professora adjunta do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba e possui mestrado em Música (Práticas Interpretativas – Piano), bacharelado em Música (Habilitações: Violoncelo e Piano), ambos pela UFPB. Luiz Carlos Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) e da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.

SERVIÇO:

Painel Funesc

Terça-feira, 08/06/2021, às 19h

Tema: “Vida e obra de José Siqueira: o legado do maestro paraibano que mostrou ao mundo a diversidade da música brasileira”

Convidados: Rodrigo T. Marques (cineasta) Eduardo Consonni (cineasta), Josélia Vieira (pianista) e maestro Luiz Carlos Durier (regente titular da OSPB)

Mediação: Jãmarri Nogueira (jornalista Funesc)

Transmissão: TV Funesc (youtube.com/funescpbgov)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top