Pesquisador Josemir Camilo de Melo lança livro

b1a8f17c-d40f-44fc-8595-13c956cad86d.jpg

Obra aborda a economia paraibana no século XIX

O professor e pesquisador Josemir Camilo de Melo lança, neste sábado, 11, o livro “A Economia Paraibana no Século XIX e o Capital Inglês: The Conde D´Eu Railway, 1875-1901”. A obra será lançada a partir das 10h, na Livraria do Luiz, no centro da capital. O livro já foi publicado como e-book pela Editora da Universidade Federal de Campina Grande, em 2019.

Neste formato físico foi impresso em 310 páginas pela Editora do CCTA  – Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba. O lançamento tem o apoio do presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, professor Jean Patrício, da ALCG – Academia de Letras de Campina Grande  e também do IHCG  – Instituto Histórico de Campina Grande.

O livro “Economia Paraibana no Século XIX e o Capital Inglês: The Conde D´Eu Railway, 1875-1901″ faz um importante registro de como era a economia paraibana no século XIX e “reproduz a memória que o engenheiro Francisco Soares da Silva Retumba que escreveu sobre como seria a Paraíba se o governo, em vez de dar dinheiro a uma firma inglesa, tivesse apostado na sua proposta”, afirma o autor. A obra é fruto de pesquisas em arquivos londrinos, entre eles no Public Record Office e bibliotecas de renome como a British Library e a da London School of Economics, na Inglaterra. As fotos da obra são de autoria de Leonardo Santos da Silva.

O professor universitário aposentado Josemir Camilo de Melo é membro da Academia de Letras de Campina Grande e sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (IHGP). A apresentação da obra será feita pela historiadora e pesquisadora da Fundação Casa de José Américo, Lúcia Guerra.

Serviço: Lançamento do livro “A Economia Paraibana no Século XIX e o Capital Inglês: The Conde D´Eu Railway, 1875-1901”

Autor: Josemir Camilo

Local: Livraria do Luiz – Galeria  Augusto dos Anjos, em frente à Praça 1817

Dia: Sábado, 11 de dezembro

Horário: 10h

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top