Casas tradicionais impactam pela arquitetura e beleza
Em vielas estreitas não se imagina que verdadeiras riquezas se escondem nas cidades do Marrocos, principalmente Marrakech e Fes. Os riads são antigas casas marroquinas cujo principal conceito é não ostentar para os de fora, mas, sim, para quem está dentro, para a família, já que todos moravam juntos. Faz parte da religião deles não ostentar. Sequer há janelas para a rua. Mas não há um só turista que não fique boquiaberto com tanta beleza e refinamento na arquitetura interna. Ficar hospedado neles é um grande diferencial dos hotéis tradicionais.


Uma atmosfera diferente invade a gente nos riads. Geralmente com dois ou três andares, pátio no meio com piscina, fontes de água, música tranquila, cheiros especiais, flores naturais, arte em mosaico em todos os lugares, tecidos refinados nos sofás, os riads também oferecem massagens marroquinas de diversos tipos e alguns até tratamentos corporais com óleos de argan, um dos produtos típicos do país. Nota-se que há um cuidado em proporcionar bem estar em todos os sentidos: visão, olfato, audição, tato e paladar.


Os riads estão localizados na medina e, realmente, dá pra se perder ao tentar voltar para eles sozinha. É preciso ajuda. Por serem casas tradicionais antigas,não há elevador, mas apesar disso, se hospedar num riad muda muito a viagem ao Marrocos. Os quartos tem bastante conforto, adaptados com ar condicionado. Todas as janelas dão para o pátio central, que, geralmente, tem uma piscina. Faz parte da cortesia, receber com chá de menta servido quente. É indelicado não aceitar.
.


Na viagem de nove dias ao Marrocos, passando pelas principais cidades como Marrakech, Fes, Casablanca, Rabat e Chefchaouen a hospedagem era mais um elemento surpresa que encantou a todos. Ficamos hospedados nos riads Chebbi, Tassili Boutique, Paradise Dades, Challa e AlMakan Essa reportagem não é publicidade Fotos e texto: Rosa Aguiar Viajamos com a @agênciaexplorarmarrocos.
@riad.paradise.dades
@riad.chebbi
@riadchalla
@riadtassilimarrakech @riad_al_makan