Mude um hábito: meditação pode ajudar a combater ansiedade e estresse

IMG-20210716-WA0045.jpg

Unimed João Pessoa vai ensinar técnicas de relaxamento

Viver menos acelerado, mais centrado em si e nas atividades do dia-a-dia e reduzir níveis depressivos são alguns dos benefícios que a meditação pode trazer, segundo diversos estudos. Milenar e mundialmente utilizada, essa prática pode ser eficaz no combate à ansiedade e estresse.

A meditação envolve a busca do relaxamento corporal e diminuição da respiração que leva a um estado de paz, calma e tranquilidade, tanto física como mental. “Para se utilizar da técnica é de extrema importância a atenção e concentração em algum foco para que haja potencialização do seu efeito”, explica o psicólogo Júnior Menezes, da equipe da Unimed João Pessoa.

De acordo com ele, as ações que levam ao relaxamento, como ouvir música calma, praticar yoga, tomar banhos quentes e meditação induzem a liberação de ocitocina, endorfina, dopamina e serotonina no organismo, considerados os hormônios da felicidade. A meditação diminui, ainda, o cortisol (hormônio do estresse) e os níveis de adrenalina no corpo, levando à normalização da pressão arterial e frequência cardíaca. “É como o antídoto para o estresse do mundo moderno”, comenta Júnior Menezes.

Atenção plena – Uma das técnicas utilizadas para combater o estresse e a ansiedade é a “mindfullness”, também conhecida como meditação de atenção plena. “A ansiedade é a antecipação de eventos futuros, que podem ou não acontecer, mas que levam o indivíduo ao sofrimento psíquico. O objetivo deste tipo de meditação é manter a concentração no momento presente, distanciando-se de pensamentos obscuros do passado ou ansiosos em relação ao futuro”, explica.

É possível praticar em casa. Mas, para isso, Júnior Menezes destaca que é importante enxergar a prática da meditação como um hábito diário, de conexão consigo. Um momento de prazer, tranquilidade e autocuidado. “Escolha um local apropriado, silencioso, perto da natureza e, se possível, ponha uma música tranquila, som de pássaros, chuva ou mar. Mantenha-se concentrado em coisas boas, com a postura adequada, prestando atenção, sempre, na respiração. Então, é só relaxar e curtir esse momento”, orienta.

Oficina – Para entender a técnica mindfullness e como praticá-la de forma correta, a Unimed João Pessoa vai realizar a oficina “Mude 1 Hábito: Meditação para combater a ansiedade e estresse”, na próxima terça-feira, 20, das 14h30 às 16h30. Utilizando a abordagem da terapia cognitiva-comportamental, o psicólogo Júnior Menezes vai orientar os participantes com instruções específicas sobre a reestruturação da rotina e práticas de relaxamento, meditação e respiração. A atividade será on-line e é exclusiva para clientes.

Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o Canal Viver Melhor, no Portal da Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/viver-melhor), escolher a oficina “Mude 1 Hábito: Meditação para combater a ansiedade e estresse” e clicar em “Inscrições Online”.

Após fazer a inscrição, os clientes serão inseridos em grupos de WhatsApp, nos quais serão transmitidas as informações para acompanhar as atividades. Na seção, também é possível conferir outras atividades gratuitas que serão oferecidas pela Unimed JP no mês de julho, exclusivamente para clientes.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top