Dia Nacional do Sanfoneiro é comemorado com o Festival Forró na Rede

Sivuca-9.jpg

O evento é gratuito e será transmitido ao vivo direto pelo YouTube

O dia 26 de maio foi instituído como o Dia Nacional do Sanfoneiro. A data foi oficializada pela Lei 14.140, em abril deste ano, e foi escolhida por ser o dia do nascimento do músico paraibano Severino Dias de Oliveira, Sivuca.
Sendo este o primeiro ano em que a data será oficialmente celebrada, a Associação Cultural Balaio Nordeste e o Fórum Nacional do Forró de Raiz promoverão shows especiais nesta quarta, às 20h, no canal do Festival no YouTube, com Glória Gadelha e a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que irão homenagear o aniversariante, Sivuca e todos os sanfoneiros
Na ocasião, será realizado o lançamento da segunda edição do Festival São João na Rede, um festival em que só na Paraíba terá mais de 60 atrações, do Litoral ao Sertão do estado.
Atrações: Gloria Gadelha éviúva e parceira musical de grandes sucessos de Sivuca, estará acompanhada do músico Lucas Carvalho, carinhosamente apelidado pelos amigos de “Sivuquinha”, devido à paixão, reverência e dedicação que sempre dispensou para estudar as obras do grande mestre. Juntos, farão uma homenagem com músicas de Sivuca e também de Glória, relembrando a parceria de sucesso na vida e na música.
Formada em medicina, a compositora concluiu seus estudos em música na Universidade de Columbia, em Nova Iorque,  e nesta apresentação dará ao público a oportunidade rara de vê-la cantando novamente, relembrando o período entre 1984 e 1991, quando fez excursões musicais no Brasil e exterior, quase sempre ao lado de Sivuca.

A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste surgiu da necessidade de inovação no cenário musical e hoje difunde a cultura nordestina e particularmente a paraibana por onde passa. Com arranjos próprios e produção musical do maestro Lucílio e de alguns músicos participantes, a Orquestra vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina. A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste propõe uma noite mágica, levando ao público um concerto onde serão interpretadas canções de grandes nomes da música nordestina, levando a cultura nordestina através da música, valorizando, resgatando valores e homenageando grandes nomes da Sanfona e do Forró.

Os festejos online deste ano começam na Paraíba, mas assim como na primeira edição, o Festival terá apresentações em outros estados brasileiros. A edição paraibana este ano tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de João Pessoa (Funjope).

Criado em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19, o Festival foi aprovado por grandes astros da música, que entraram na campanha de divulgação do evento, a exemplo de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Lucy Alves, Anastácia e Del Feliz,  que usaram suas redes sociais para mobilizar o público. O nome do Festival foi inspirado na ideia de vincular o termo ‘rede’ à nossa tradicional rede de descanso nordestina, à rede de relações interestaduais e à internet. A primeira edição foi realizada pela Associação Balaio Nordeste, Fórum Nacional Forró de Raiz e a Associação Respeita Januário, além de outras comunidades do Forró.

Serviço:
Homenagem ao Dia Nacional do Sanfoneiro – Lançamento do Festival São João na Rede
Dias: 26 de maio de 2021
Horário: 20h
Onde assistir: Canal Balaio Nordeste no YouTube ( shorturl.at/yzBCV )
Acesso: Gratuito
Siga o Festival São João na Rede nas redes sociais: Instagram: @saojoaonaredefestival ; Facebook: facebook/saojoaonaredefestival

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top