E publica nota de esclarecimento
O Engenho Triunfo, localizado em Areia, no brejo paraibano, foi acusado por Frankilin Felizardo da Silva de contaminação de agrotóxico através da utilização de drones. A denúncia foi feita ao Ministério Público. Em nota, os diretores do Engenho Triunfo negam que os drones tenham disseminado agrotóxico. Leia anota na íntegra:
Nota de Esclarecimento do Engenho Triunfo:
Respondendo às alegações do Ministério Público da Paraíba sobre suposto uso irregular de agrotóxicos por drone, clarificamos:
1.Uso de Drones: Não aplicamos agrotóxicos via drone. Contratamos especialistas para aplicar fertilizante (adubo) à base de nitrogênio em nossa pastagem, um procedimento distinto das alegações.
2. Incidente de Deriva: Um excesso inadvertido de fertilizante causou uma queima superficial temporária numa pequena área do nosso Engenho e numa pequena área da propriedade limítrofe, que foi rapidamente superada, melhorando a área com a fertilização adequada.
3. Fertilizante vs. Agrotóxico: É crucial diferenciar fertilizantes, que nutrem as plantas, de agrotóxicos, que requerem precauções específicas. Nosso uso de fertilizante não representa risco à saúde pública.
4. Compromisso com a Segurança: Reafirmamos nosso compromisso com práticas agrícolas seguras e proteção à saúde pública, alinhados com as normas vigentes.
5. Medidas Preventivas: Estamos revisando nossos protocolos e intensificando a capacitação para garantir a adesão às melhores práticas.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais e reiteramos nosso compromisso com a transparência, responsabilidade social e ambiental.
📍 Engenho Triunfo – Areia, PB