Engenho Baixa Verde se abre para o turismo

5ok2.jpg

Um dos acervos coloniais mais completos do país

Quem deseja conhecer mais sobre o ciclo do café e da cana de açúcar na Paraíba, tem que conhecer o engenho Baixa Verde, no município de Serraria, no brejo paraibano, distante cerca de 118 quilômetros de João Pessoa. 

Construído em 1883 ficou durante todo esse tempo sem visitação e poucos conheciam tal maravilha É um dos acervos arquitetônicos mais completos do país e mais representativos da época colonial. Possui a casa grande, capela, casa de hóspedes, senzalas, barracão, terraço, depósito para secagem do café, engenho com moenda, sala de fermentação, alambique para destilação de cachaça. Sua importância é tanta que foi tombado pelo IPhaep – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba em 1980.

O engenho Baixa Verde se abre para o turismo com um projeto audacioso: conta aos visitantes sua história e costumes da época através da apresentação de atores, o que torna a visita ainda mais interessante. Na sala, a gente fica sabendo o por quê do termo “segurar vela”. A moça namorava o pretendente na sala com a supervisão do pai que, quando apagava a vela, era hora do moço ir embora. Excelente representação do passado com trajes e modos, interpretados pela Companhia de Teatro Camucá @camuca_teatro.

Um guia mostra tudo para os visitantes com todos os detalhes. O engenho foi construído por Joaquim Miranda de Melo e sua esposa Nazinha Espínola, e ainda pertence a mesma família. A visita traz todo o encanto da época colonial e conta a história da produção do café na região, a maior do nordeste, e de açúcar e cachaça. Até hoje o engenho produz café e cachaça, sem fins comerciais. 

O visitante deve agendar a visita através do direct do Instagram @engenhobaixaverde Além da visita guiada na área externa e interna da casa, o receptivo oferece um lanche com caldo de cana e guloseimas preparadas no local. Todo o complexo está muito bem mantido e recuperado, e fica numa área de natureza impressionante. 

Serviço: Agendamento de grupos

Instagram: @engenhobaixaverde

Proprietário: Geraldo Espínola

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top