Dica de Buenos Aires: a cantina Broccolino

IMG_20231124_141207485-scaled.jpg

Tradição e sabor no centro da capital portenha

Se você gosta de simplicidade e muito valor agregado, vai aplaudir essa dica: é o restaurante Broccolino, no centro de Buenos Aires, na rua Esmeralda, 776. Com paredes verdes e mesas forradas com toalhas de xadrez vermelhas, é tão tradicional que parece cenário do filme O Poderoso Chefão. Fundado pela família Trio em 1985, ganhou esse nome em homenagem aos imigrantes italianos que se instalaram no Brooklyn, em Nova Iorque. O forte da casa são as massas frescas e um cardápio bem grande, com destaque para os frutos do mar, carnes e molhos incríveis. A carta de vinhos é enxuta mas interessante, com rótulos das vinícolas Catena Zapata, Zuccardi, Norton, Terrazas.

O Broccolino foi, sem medo de errar, o restaurante de comida italiana mais saborosa que já provei. Pedimos espaguete com funghi e talharim negro com frutos do mar. Inesquecíveis. Depois descobri com o simpático maitre Pablo Medeiros – que chegou logo dizendo que tinha morado no Rio de Janeiro – que o Broccolino era famoso: o produtor dos Rolling  Stones esteve lá e convidou o  chef para cozinhar para a banda durante a turnê em Buenos Aires, em 1995. Uma foto no restaurante mostra  outra celebridade: Anthony Quinn numa mesa. Pablo conta que ele disse que só autorizava fotos se aprovasse a comida. Diego Maradona também era fã do Broccolino e o cantor Ed Mota.

A dica do Broccolino foi de Lucas, meu filho, que aprecia autenticidade e tradição. Não teve espaço para a sobremesa, mas as opções são igualmente famosas, entre elas o Tiramissu e o sorvete de frutas vermelhas. Para finalizar com chave de outo, um limoncello para brindar tudo isso. ( Este texto não é publicidade paga e nem houve parceria)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top