Conheça a Casa de Câmara Cascudo, em Natal

IMG_20190619_134308387-scaled-e1672760373249.jpg

O grande folclorista do Brasil

Um dos maiores historiadores, sociólogos antropólogos e o maior folclorista do Brasil, Luís da Câmara Cascudo, autor de livros como Tradição, Ciência do povo, Civilização e Cultura, Dicionário do Folclore Brasileiro, História da Alimentação no Brasil, Vaqueiros e Cantadores, Literatura Oral no Brasil, Prelúdio da Cachaça, entre outros, Câmara Cascudo é reconhecido como um dos pilares da construção da identidade nacional. Ele nasceu e viveu em Natal, no Rio Grande do Norte, e nossa dica de passeio é visitar o famoso chalé onde ele morou até sua morte, em 1986. O endereço, na rua Câmara Cascudo, 377, na Cidade Alta, era famoso por ser frequentado pela nata da cultura do país. A casa é tombada e hoje é um museu e sede do Instituto Câmara Cascudo www.cascudo.org.br Nas paredes da biblioteca, chamada por ele de Babilônia, e onde Cascudo recebia os amigos, estão assinaturas de nomes como Gilberto Freyre, Ari Barroso, Juscelino Kubischek, Assis Chateaubriand. Dizem que o próprio Cascudo pedia para os ilustres visitantes assinarem. A partir do dia 10 de janeiro de 2023, o museu casa funcionará de segunda a sexta, das 9 às 17h, com ingressos a R$10 e R$5.

Objetos pessoais de Câmara Cascudo no Museu-casa

Para quem gosta de cultura, do passado e de saber mais sobre os grandes nomes pensadores do Brasil, a visita à casa de Câmara Cascudo é um programa encantador. A sensação, ao entrar, é de que ela está como ele a deixou: objetos pessoais, seu famoso óculos, muitas fotografias. Há peças de arte africanas, de suas viagens pelo Congo, Moçambique e Angola. Arte indígena brasileira, arte sacra, arte popular, presentes ganhados ao longo da vida, condecorações e comendas de Portugal, França e Itália. Louças utilizadas pela família, móveis antigos mantidos com muito cuidado.  

Para conhecer a cultura do Brasil tem que ler Câmara Cascudo

A casa é sede do Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo, criado pela filha Ana Maria Cascudo Barreto, e que tem o objetivo de preservar, divulgar e gerir o patrimônio cultural de Câmara Cascudo. É uma instituição privada que mantém atividades culturais ligadas a seu patrono. O Instituto disponibiliza o acervo para pesquisadores e estudiosos com reservas feitas no email contato@cascudo.org.br. No final da visita encontramos uma loja para a venda das obras de Câmara Cascudo, algumas reeditadas recentemente: comprei Antologia da Alimentação no Brasil, reunidos por Cascudo, e que apresenta artigos interessantíssimos de nomes como Henry Koster – sobre as refeições no nordeste, escrito em 1812, Euclides da Cunha, sobre o umbuzeiro, Vinícius de Morais, sobre a feijoada, entre tantos outros e dele próprio.

Obra espetacular que reúne artigos de Cascudo e outros autores sobre a alimentação em diversas épocas

Na loja tem ainda livros e estudos de outros autores relacionados a obra de Cascudo, além de cordéis, objetos e lembrancinhas com a marca do Instituto. No Instagram @institutocascudo whatsapp (84) 9 8827-3866

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

scroll to top